sábado, 23 de abril de 2011

Desembarque de açaí e folhas de sororoca

O ribeirinho retorna a sua casa com paneiros repletos de açaí e algumas folhas de sororoca.


A folha da sororoca é muito utilizada para envolver o peixe quando assado na brasa, como também para armazenar sal. Quando o peixe é assado embrulhado nessas folhas não corre o risco de "passar do ponto". E a utilidade da sororoca não para por aí. Há famílias que na carência de pratos convencionais ( de vidro, de plástico ou alumínio ) utilizam suas folhas para servir as refeições.
Utilizar folhas de planta como pratos é uma solução inteligente de tirar proveito do  que a natureza tem a oferecer. 
Entretanto poucos conhecem sua utilização medicinal: quando devidamente limpas com soro fisiológico estas folhas servem para proteger contra infecção as vítimas de queimaduras, uma vez que elas não aderem aos ferimentos e ainda ajudam na cicatrização. A vítima pode deitar em cima das folhas ou pode cobrir os ferimentos com elas.

As crianças ajudam no desembarque.
Soro fisiológico caseiro: duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal para um litro de água limpa.

Sororocas na floresta.

Um comentário:

  1. Vocês sabiam que a Ciência Brasileira quase não conhece o que é a Sororoca?
    Em 1990, defendendo uma Monografia sobre "A DIVISÃO FLORESTAL DO ACRE", quase fiquei reprovado por contas de que os examinadores da referida Tese não conhecerem a Sororoca, a qual eu coloquei como uma das vegetações das várzeas e baixios do território acreano. Hoje procurando novamente o nome científico da dita Sororoca para responder a um questionário de um livro em que estou concluindo sobre a vida do seringueiro acreano e dos povos da floresta... achei vocês.

    ResponderExcluir