terça-feira, 30 de novembro de 2010

Trilhas Ecológicas em Serra do Navio

Desfrutar de perto de toda a exuberância da densa floresta amazônica é a perfeita programação para os amantes de uma boa caminhada. E, definitivamente, Serra do Navio é o lugar perfeito para tal atividade esportiva. Uma das razões é seu clima. Por estar situada em uma serra a temperatura é sempre amena, sendo que já chegou a ser registrado 15º em invernos passados.

Fotos: Flávia Pennafort.
Chegando em Serra do Navio.

O Município de Serra do Navio foi criado pela Lei no 0007, em 01 de maio de 1992, está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 190 km da Capital Macapá. Com um distrito: Serra do Navio. Limita-se com os municípios: Calçoene, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Paracuúba. Dados provenientes do Censo Demográfico 2010, com data de referência em 1º de agosto de 2010, e representando a população recenseada até 31 de outubro de 2010, dão conta que Serra do Navio tem 4.207 habitantes (fonte:IBGE)

Uma outra razão é a educativa. A vegetação de terra firme, várzea e igapó podem ser conhecidas de modo ímpar, ou melhor, tudo o que se aprende nos livros está a disposição dos sentidos.
 
 Caminhar pelas trilhas é uma atividade saudável e educativa.

 Florestas densas são representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea,
e as florestas de igapó.






 A floresta de várzea é caracterizada pela descarga fluvial, ou seja, entrada e saída das águas dos rios conforme as marés. Calcula-se que nestas florestas haja 100 espécies de vegetais por hectare.

Por fim, a existência de vários igarapés que refrescam a exótica jornada.

Igarapé do Cancão

Enquanto isso, na trave do futelama...

Nico, Zeca, Antônio, Manduca e Bilu em "Os Mergulhões"