segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

RPPN - Seringal Triunfo

Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, é uma categoria de unidade de conservação ( ver postagem Unidades de Conservação do Amapá – 19 de novembro de 2010 ) criada em área privada, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. A RPPN parte de ato voluntário do proprietário, que cede sua propriedade ou parte dela para ser transformada em unidade de conservação, assumindo assim,  compromisso com a preservação da natureza, sem que isto ocasione perda do direito de seu patrimônio.

Fotos: Flávia Pennafort.
RPPN Seringal Triunfo
No Amapá, foram criadas, até agora, cinco RPPNs, sendo que a maior delas é a Seringal Triunfo, localizada no município de Ferreira Gomes com 9.996,16 hectares

Açaizeiros crescem no meio da densa floresta até atingir trinta metros ou mais...
... e dão uma boa espreguiçada ao atingir diretamente a luz solar.
O Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, concede os seguintes benefícios aos proprietários que assumem o compromisso com a conservação da natureza: Direito de propriedade preservado; isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) referente à área criada como RPPN; prioridade na análise dos projetos, pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA; preferência na análise de pedidos de concessão de crédito agrícola, junto às instituições oficiais de crédito, para projetos a serem implementados em propriedades que contiverem RPPN em seus perímetros; possibilidades de cooperação com entidades privadas e públicas na proteção, gestão e manejo da unidade.

As unidades de conservação garantem a manutenção de amostras representativas do meio ambiente, diversidade de espécies e variabilidade genética. Desenvolvimento de pesquisas científicas, educação ambiental e turismo são diretamente beneficiados com as UCs. Basta contemplar algumas fotos para entender tudo.


Beijos,
Hélida

2 comentários:

  1. Não é difícil perceber seu fascínio por nossa exuberante fauna e flora. Mas o que me chamou a atenção mesmo foi exatamente suas informações a respeito de reservas que nunca ouvimos falar. Nunca pensei que pudesse existir unidades de conservação para garantir a manutenção do meio ambiente, ainda mais em áreas particulares... Boa!

    ResponderExcluir
  2. Explorando seu álbum de fotos encontrei o que vc chama de "Stonehenge do Amapá". Legal. Também as vejo assim, porque não?
    Aproveitando o assunto, vou te falar sobre uma teoria que um amigo concorda (e eu também): Diz a teoria que antes da separação dos continentes o local (Stonehenge) em calçoene, pode ter sido construído por reis, bárbaros e etc. Há quem discorde disso, acham até piada, mas...porque não?
    Fui com um amigo até as pedras,fiz algumas marcações com relação ao Solstício Boreal e discutimos a teoria...
    P.s.: Infelizmente não está sendo dado o valor e atenção que o sítio merece.

    ResponderExcluir