quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Amapá e a estação das Chuvas

Enfim a estação das chuvas que começou em dezembro já está modificando  as paisagens no Amapá. Lagos, igarapés, represas naturais,  ... assumem  um aspecto mais leve onde as tonalidades do verde são reveladas. 

 Fotos: Flávia Pennafort.
Os campos de garças às proximidades do rio Matapi são um lindo exemplo 
das mudanças paisagísticas que a estação chuvosa faz.
 Campos de variadas tonalidades de verde repousam sob o céu cinzento.


 
Igarapés

Um dos braços do rio Matapi

A palavra igarapé é de origem tupi-guarani. Igara significa embarcação escavada no tronco de uma só árvore, e , significa caminho).  Tal denominação pode ter sido dada pela utilização de pequenas canoas ( cascos ) nas quais os indígenas navegavam por esses estreitos caminhos. Estes primeiros navegadores da amazônia não sentavam nas embarcações, iam em pé movimentando-as com um varejão.

 

Se todos os igarapés da região Amazônica  fossem devidamente mapeados junto com os rios não teríamos apenas o sistema hidrográfico da região, mas também seu sistema nervoso,  uma vez que é através deles que se dá a comunicação entre todos os ribeirinhos.

Tucumanzeiros

É neste período também que frutificam as palmeiras de tucumã. 

 A palmeira de tucumã quando adulta mede entre 10 a 20 metros de altura, seu tronco é coberto por espinhos pretos de aproximadamente 20 centímetros de comprimento. Seus cachos chegam a sustentar até 1560 sementes.  É também conhecida pelos seguintes nomes: acaiúra, acuiuru, coqueiro-tucumã, tucum, tucumã-açu, tucumã-arara, tucum-açu, tucumaí-da-terra-firme, tucumãí-uaçu, tucumã-piririca, tucumã-purupuru e tucum-do-mato.
Astrocaryum vulgare  é uma palmeira  pré-colombiana típica da Amazônia Oriental.Segundo pesquisas de Maria do Socorro Padilha de Oliveira, Guy Couturier e Paulo Beserra a palmeira..."é utilizada de várias formas pela população rural e urbana de baixa renda, mas suas potencialidades econômicas estão centradas nas folhas, com a extração de fibras de alta resistência, e nos frutos, ricos em vitamina A, ácidos graxos saturados e glicerídeos trissaturados, podendo substituir o dendê e o babaçu na indústria de óleos (Villachica et al. 1996). Há registros afirmando que bastaria apenas um fruto dessa palmeira para suprir a dose diária de vitamina A necessária a uma pessoa" (Lima et al.1986).( Fonte:  BIOLOGIA DA POLINIZAÇÃO DA PALMEIRA TUCUMà (ASTROCARYUM VULGARE MART.) EM BELÉM, PARÁ, BRASIL )

Maçarico

Os maçaricos voltam aos campos da APA do Curiaú.

O maçarico é uma ave que habita pequenos lagos, praias lamacentas e abertas de lagos e rios.
Para a civilização inca, que existiu na América do Sul pré-colombiana, “el agua” era considerado um deus que ao passar sobre la madre tierra, ou pacha mama, no dialeto quechua, geravam os filhos. Os filhos seriam a produção agrícola, como o milho, batata, etc.
Para nós a chuva pode não ser uma celebridade celestial, mas não deixa de fazer seus pequenos milagres.

  



6 comentários:

  1. Benzadeus! Como diriam nossos avós. Teu blog está cada vez mais bonito. Quanta riqueza tem nosso Estado! E quanta informação! As fotos da Flávia são belíssimas e nos permite viajarmos com elas.
    Gostei dos mergulhões. Não seria Habemus papá, ou seja, “peixe à vista”?
    Beijos

    tia Graça

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras da Graça teu blog está lindo... Parabéns Flavinha tua sensibilidade é fantástica!!!Continue esse é o caminho...

    ResponderExcluir
  3. Queridas tia Graça e Shyley, obrigada pelos gentis comentários. Apareçam sempre. Beijos.
    Hélida

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelas fotos, sou um amante da natureza e adoro essas aventuras que você faz, parabens

    ResponderExcluir
  5. Estou apaixonado pela sua terra!!!
    Sou de Brasília, mas estou estafado dessa correria. Quem sabe não vou morar neste paraíso?
    No mais, parabéns pelas fotos!(me deixaram com inveja). Belíssimo Blog!

    ResponderExcluir
  6. olá. Moro em macapa desde sempre e não conheço a maioria destes lindos lugares. Eu gostaria muito de conhecer. Será que vc pode me dar informações de localização desses lugares:

    Pancadão do camaipi;
    cachoeira do firmino;
    chapeu do barata (em especial, pois é muito bonito);
    cachoeira do fernando
    balneario do henrique;
    rio tartarugal
    agua fria
    logoa azul;
    cachoeira da sidomena.

    Obrigado.
    Roberto Tavares.
    se puder responda para meu e-mail: beto-tavares@uol.com.br

    ResponderExcluir