terça-feira, 16 de novembro de 2010

Unidades de Conservação do Amapá

Unidades de conservação são áreas delimitadas do território nacional que por sua importância ecológica ou ambiental são protegidas por lei. Dependendo dos objetivos, características e restrições à intervenção humana as denominações dadas a essas áreas podem ser: Parque Nacional, Estação Ecológica, Reserva Biológica, Reserva Ecológica, Área de Proteção Ambiental, Reserva Extrativista e Área de Relevante Interesse Ecológico.

Atualmente ( 2010 ), 62% de todo o território do Amapá tem sua biodiversidade protegida sob leis federais, estaduais e municipais. Entre as 19 unidades de conservação do Estado estão:

Parque Natural Municipal do Cancão

Fotos: Flávia Pennafort.

 O Parque Natural Municipal do Cancão foi criado pelo Decreto Municipal n.º 085/2007 – PMSN, de 14 de novembro de 2007 e está localizado em terras do município de Serra do Navio.

Com uma área de 370,26 hectares tem como objetivos a preservação de amostras de espécies da fauna e flora amazônica, manutenção de bacias hidrográficas locais e valorização do patrimônio paisagístico e cultural daquele município.

A floresta do Parque do Cancão é sempre verde, com árvores de até 40 metros de altura. Tem uma densa vegetação composta por samambaias, arborescentes, bromélias e palmeiras. Orquídeas e trepadeiras também são comuns.
Um pequeno igarapé é o portão de entrada do parque.

 No Parque do Cancão há a predominância de floresta ombrófila densa e igapó.

Área de Proteção Ambiental da Fazendinha


Criada em 31 de dezembro de 2004, pela Lei nº 0873 a Área de Proteção Ambiental da Fazendinha abrange um total de 136.592 hectares e está localizada no limite dos municípios de Macapá e Santana.


Pracuuba é destaque na APA da Fazendinha.

Para o Governo, o objetivo da unidade é conciliar a permanência da população local, a proteção do ambiente e o uso racional de recursos naturais.

A APA da Fazendinha está localizada nos limites dos municípios de Macapá e Santana.

A APA da Fazendinha protege ecossistemas de mata de várzea.

2 comentários:

  1. Como é lindo o nosso Amapá... Cada riquezas... Sobre esse assunto -Unidades conservadoras, na verdade é o nosso tema- que estamos fazendo um projrto do meio ambiente na escola.. muito legal!!! bjoks...

    ResponderExcluir
  2. Querido anônimo, muito obrigada pela visita. Apareça sempre.
    Beijão

    Hélida

    ResponderExcluir