Atualmente ( 2010 ), 62% de todo o território do Amapá tem sua biodiversidade protegida sob leis federais, estaduais e municipais. Entre as 19 unidades de conservação do Estado estão:
Parque Natural Municipal do Cancão
Com uma área de 370,26 hectares tem como objetivos a preservação de amostras de espécies da fauna e flora amazônica, manutenção de bacias hidrográficas locais e valorização do patrimônio paisagístico e cultural daquele município.
A floresta do Parque do Cancão é sempre verde, com árvores de até 40 metros de altura. Tem uma densa vegetação composta por samambaias, arborescentes, bromélias e palmeiras. Orquídeas e trepadeiras também são comuns.
Um pequeno igarapé é o portão de entrada do parque. |
No Parque do Cancão há a predominância de floresta ombrófila densa e igapó. |
Área de Proteção Ambiental da Fazendinha
Criada em 31 de dezembro de 2004, pela Lei nº 0873 a Área de Proteção Ambiental da Fazendinha abrange um total de 136.592 hectares e está localizada no limite dos municípios de Macapá e Santana.
Pracuuba é destaque na APA da Fazendinha. |
Para o Governo, o objetivo da unidade é conciliar a permanência da população local, a proteção do ambiente e o uso racional de recursos naturais.
A APA da Fazendinha está localizada nos limites dos municípios de Macapá e Santana. |
A APA da Fazendinha protege ecossistemas de mata de várzea. |
Como é lindo o nosso Amapá... Cada riquezas... Sobre esse assunto -Unidades conservadoras, na verdade é o nosso tema- que estamos fazendo um projrto do meio ambiente na escola.. muito legal!!! bjoks...
ResponderExcluirQuerido anônimo, muito obrigada pela visita. Apareça sempre.
ResponderExcluirBeijão
Hélida