sexta-feira, 16 de julho de 2010

Subindo o rio Calçoene - Parte IV

Aproveitando a presença de minha avó materna na sua cidade natal, eu e meus tios tiramos uma manhã para subir um pequeno trecho do rio Calçoene. Rio pelo qual os irmãos Firmino e Germano seguiram o curso até encontrarem ouro na região que ficou conhecida como Lourenço ( ver O Povo Daqui – Parte XI – Calçoene Parte II, na gadget Um pouco do Amapá, mês de junho ). Os objetivos de nossa pequena excursão familiar eram ter uma idéia do cenário e dificuldades enfrentadas pelos irmãos; e levar minha avó para um passeio em trechos do rio que ela só conhecia da ponte.



Esta é a trilha para se alcançar a canoa às margens do rio.

Como se sabe, o Amapá é um Estado que tem o melhor índice de preservação ambiental do país, com mais de 90 por cento das florestas intactas, ou seja, a paisagem que deslumbramos na subida é praticamente a mesma da época de Germano e Firmino mais de um século atrás.

Tabocais

Ao longo do trajeto a vegetação é indescritivelmente exuberante, com destaque para os tabocais.
Taboca, denominação popular de origem tupi para o bambu ( planta da sub-família Bambusoideae, da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). ) 

"Chapéu do Barata"


Nesta época do ano o rio está no período de cheia e poucas pedras são avistadas. As que estão visíveis formam um majestoso cenário e algumas por seu tamanho e formato recebem até mesmo denominações, como esta: “Chapéu do Barata”

Ézio, Tamires, Val e Andreza
Eu e minha avó materna, Valdomira Cordeiro


Ponte das “Sete Ilhas”. Assim conhecida pela existência de sete pequenas ilhas às proximidades da ponte. Conta minha avó que no seu tempo uma balsa era utilizada para fazer a travessia do rio Calçoene.



Seu Pezão, piloto da embarcação movida por um motor rabeta, tempera com sal e limão o almoço: rabo de arraia, rabo de traíra e um bandeira. Mais tarde foram servidos a uma faminta tripulação na pá da embarcação.

Hummmmm... O almoço.


O que não fazemos por uma foto!!!!!! 

No final vale a pena!


Eu já postei uma janela desta linda casinha em Calçoene, mas eu fiquei tão apaixonada por ela que não resisti e agora termino esta postagem com a outra janela, igualmente florida.

Beijos

Hélida

Um comentário:

  1. Naum deixe de postar fotos de Calçoene
    a cidade naum é o rio de janeiro
    mas é maravilhosa

    ResponderExcluir