segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Vila Serra do Navio é agora patrimônio cultural do Brasil

A Vila Serra do Navio é agora patrimônio cultural do Brasil.

Na primeira reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, foi aprovada a proposta apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. A partir de agora, a Vila Serra do Navio é um dos bens protegidos com a chancela de patrimônio cultural do Brasil.
Segundo a Assessoria de Comunicação Iphan/MinC, o presidente daquele Instituto, Luiz Fernando de Almeida, esclareceu que a Vila Serra do Navio guarda parte importante da história do país e que agora receberá especial atenção para preservação e recuperação dos imóveis que formam um verdadeiro monumento da arquitetura e do urbanismo em plena selva amazônica. Durante dez anos o Instituto trabalhou na investigação histórica, com levantamentos fotográficos e arquitetônicos referentes à vila, sua implantação, suas instalações e edificações. A inscrição como patrimônio cultural será em três Livros do Tombo: Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Histórico; e das Belas Artes.

Fotos: Flávia Pennafort

Com pouco mais de 3,7 mil habitantes, a Vila Serra do Navio foi projetada pelo arquiteto brasileiro Oswaldo Bratke para abrigar os trabalhadores da Indústria e Comércio de Minério – Icomi. Concebida para ser uma cidade completa e auto-suficiente, foi a experiência precursora na região amazônica na implantação de uma Cidade de Companhia, voltada para a exploração mineral. Bratke escolheu pessoalmente o lugar de implantação. Estudou os tipos de habitação da região, os hábitos dos moradores, e todos os dados referentes ao meio ambiente. Visitou vilas de mineração construídas em outros países como Estados Unidos, Inglaterra, Venezuela, Chile, Colômbia e Caribe. A distribuição das moradias refletia o organograma da empresa, com dois setores bem demarcados. Em um deles ficavam as casas dos operários e o outro era destinado aos funcionários graduados. O Centro Cívico abrigava uma escola com parque infantil; um hospital com centro de saúde e unidade de enfermagem com 30 leitos; um clube social com cine-teatro; uma igreja ecumênica; e um clube esportivo com equipamentos e quadras que tinha como objetivo principal a confraternização. Tudo isso mantendo a estrutura social já existente na região, porém com melhores condições habitacionais.

Patrimônio Cultural




A origem etimológica da palavra patrimônio vem de dois vocábulos greco- latinos: pater e nomos. Pater significa chefe de família, ou em um significado mais abrangente: antepassados, sendo dessa forma associada à herança, bens, … Nomos é uma palavra de origem grega que se refere à lei, usos e costumes de uma família ou uma cidade, ou seja, um grupo social. De forma que preservar o patrimônio cultural, é a forma de manter a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação.
A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o "patrimônio cultural brasileiro".
Esse patrimônio é constituído pelos bens materiais ( Exemplos: em Belém (PA): Ver-o-Peso: conjunto arquitetônico e paisagístico, Coleção arqueológica e etnográfica do Museu Emílio Goeldi, Cemitério de Nossa Senhora da Soledade: conjunto paisagístico, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, … ) e imateriais ( Exemplos: Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Modo de Fazer Viola-de-Cocho, Ofício das Baianas de Acarajé, Jongo no Sudeste, Cachoeira de Iauaretê – Lugar sagrado dos povos indígenas dos Rios Uaupés e Papuri, Feira de Caruaru, Frevo, Tambor de Crioula, Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo, Modo artesanal de fazer Queijo de Minas, nas regiões do Serro e das serras da Canastra e do Salitre, Roda de Capoeira, Ofício dos mestres de capoeira, O modo de fazer Renda Irlandesa produzida em Divina Pastora (SE), O toque dos Sinos em Minas Gerais, Ofício de Sineiros ) que caracterizam referentes à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos que formam a sociedade brasileira: suas formas de expressão; os modos de criar, fazer, viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

A Arte Kusiwa - Fonte: IPHAN

A Arte Kusiwa é uma técnica de pintura e arte gráfica própria da população indígena Wajãpi, do Amapá.

Os grafismos podem ter como suporte o corpo humano, mas também cuias, tecelagem, bordunas e objetos de madeira. Os padrões Kusiwa representam animais, partes do corpo ou objetos e estão carregados de significados e simbolismo.Constituem um sistema de comunicação e uma linguagem gráfica que remete à cosmologia e visão de mundo dos Wajãpi. Para a elaboração das tintas são utilizadas sementes de urucum, gordura de macaco, suco de jenipapo e resinas perfumadas.
Foto: Dominique Gallois

Através dos séculos, os Wajãpi desenvolveram uma linguagem única, formada por componentes gráficos e orais, que reflete sua visão de mundo e constitui um conhecimento específico sobre a vida em comunidade. A arte Kusiwa faz também referência à criação da humanidade e a diversos mitos Wajãpi. Os múltiplos significados nos níveis sociológico, cultural, estético, religioso e metafísico indicam que a importância da arte Kusiwa extrapola o seu lugar de arte gráfica e, efetivamente, engloba o vasto e complexo sistema que envolve sua maneira específica de compreender, perceber e interagir com o universo.
Como Patrimônio Imaterial, ela foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em 20/12/2002 .
 
Para mim, Serra do Navio abriga mais do que a Vila agora, oficialmente, histórica.
 

Abriga um zoológico.
Alguém sabe me dizer que espécie é esta???

Um centro natural de massagens.

Fotos: Flávia Pennafort
Uma piscina de tirar o fôlego.....
entre outros patrimônios herdados da mãe natureza.
- Lagoa Azul -

2 comentários:

  1. olá, tudo bom?!

    aquela cobra é uma gibóia

    adorei seu blog, estou fazendo um igual.. aqui vai o link:

    macapameiodomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Alan, na verdade eu já sabia que cobra era. rsrs vou visitar seu blog
    Hélida

    ResponderExcluir