segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Povo Daqui – PARTE I

Flávia e eu começamos a traçar as características do modo de viver do nosso caboclo, o nosso povo da floresta. A parte I do “ Povo Daqui” trata do local de habitação deste.

Quanto ao local da habitação podemos dividir em três: os que moram às margens das estradas; os ribeirinhos ( margem dos rios ); os que moram nas comunidades/vilas/distritos interioranos.

Às margens das estradas:

As casas

São construídas com o que a floresta tem a oferecer: madeira e folhas que depois de secas, se transformam em palha.

Fotos: Flávia Pennafort


Caieira

Forno de barro e tijolos em forma arredondada edificado em cima de um buraco para queima de madeira e obtenção do carvão, tem uma entrada grande por onde é colocada a madeira e um orifício em cima, que faz as vezes de chaminé, por onde sai o excesso de fumaça.


Esta verdadeira edificação dá independência ao caboclo pois o carvão resultante é o combustível viável para cozer os alimentos. E dependendo do local ou da época pode gerar uma fonte de renda/troca. Em meus tempos de infância aqui nas bandas do Laguinho, eu tinha amigos cujos pais construiam caieiras em casa. Mas não eram como desta da foto: eram feitos buracos no chão onde a madeira era jogada e queimada formando uma verdadeira fornalha, e a cobertura eram tábuas dispostas lado a lado. É óbvio que essa construção era um verdadeiro perigo para as crianças que corriam pelos quintais dos vizinhos e chegavam a pular as caieiras numa demonstração de valentia.

Trilhas

Nos tempos de turismo ecológico imaginamos uma trilha com setas para a esquerda, direita, indicando a trilha “da onça”, “do veado”, “lanchonete”, “banheiros”. Mas a trilha do nosso caboclo é esta abaixo.



São os caminhos do trabalho: “pavimentados” com pés e terçados, por onde o caboclo sai para a caça e a coleta dos frutos, castanhas, extração de madeira, ou seja, tudo o que a floresta oferece para a sobrevivência deste.

E se um nativo falar que tal trilha é a “trilha da onça” as Hélidas da vida jamais andarão por ela.


Açaizeiros provém além do vinho, o palmito.

A natureza é generosa com o povo da Amazônia. Talvez seja por isso que a ambição e a cobiça não faça parte do caráter do povo daqui. Temos uma visão dominante de que o caboclo ou o índio são ociosos. Mas isso de maneira alguma é verdade.  Á questão é que tamanha generosidade não infla o desejo de posse ou acumulação de bens.

6 comentários:

  1. Me deliciei com as tuas matéria e as fotos da Flávia. Essa moleca vai longe. Está omeçando muito bem. Tem muito a quem puxar....
    bjs
    tia Graça

    ResponderExcluir
  2. Oi Hélida, estava a uns dias sem passar por aqui, tá ótimo o blog!somente hoje vi a foto que a Flávia fez da outra crinaça dançando marabaixo, meu filho Yan também adorou. Ela tem um olhar incrivelmente fotográfico.Não vou mais deixar de vir aqui, obrigada pela referência na foto.Parabéns pra vc e suas meninas, tenho vontade de revê-las, mas sei que qualquer dia iremos nos esbarrar por aí!!Abraços!! Mariléia

    ResponderExcluir
  3. oi tia graça. eu tb tenho me divertido muito com as matérias. obrigada pelo elogio
    beijos
    hélida e flávia

    ResponderExcluir
  4. querida mariléia, obrigada pela visita. é sempre um prazer tê-la aki
    beijos
    hélida e flávia

    ResponderExcluir
  5. Lendo a matéria sobre caieiras,feitas no chão e o perigo para moleques, recordei de um fato:quando uma criança de +- 4 anos, que certo dia ao brincar no quintal de casa,jogou uma tábua que servia de suporte de poço residencial. Com o barulho, a mãe que estava sonolenta,imaginou: minha filha... jogou-se poço a dentro...nada...detalhe::::: no poço tinha muitos sapos.
    val

    ResponderExcluir
  6. hehehehe. na verdade não foi uma tábua... foi uma pedra!!!

    ResponderExcluir