segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Igarapé do Lago - São Sebastião

Igarapé do Lago celebra com batuque o dia de São Sebastião.



Distante 87 km de Macapá, a comunidade de Igarapé do Lago é composta, na sua maioria, por descendentes de escravos. Às margens do lago do mesmo nome, esta tem o batuque como sua forma máxima de expressão popular.
As festividades em louvor a São Sebastião de dividem em duas partes: uma religiosa e outra profana. A primeira começa no dia 11 de janeiro se extendendo até o dia 20 e consiste em novenas nas casas dos moradores. Já as festividades profanas se dão no primeiro final de semana após o dia 20, quando é dançado o batuque.
Neste, os tocadores de tambor ficam no centro do salão junto com os cantadores que entoam o modo de viver do povo. Ao redor deles, os dançantes giram com suas roupas coloridas e repetem o coro.


O encontro de gerações durante o batuque é a certeza que esta tradição se manterá.


Uma vez que o coro e as estrofes cantadas não têm registros impressos, os mais velhos repassam para as gerações mais novas da comunidade "puxando o coro" e estas o repetem.

Na foto, o olhar atento da adolescente para aprender e não se perder na letra.

 O Governo do Estado incentiva tal festividade com uma verba destinada à compra de alimentação, vestimentas usadas durante a dança, prêmios para os vencedores das várias competições que compõem uma programação extensa e variada durante o período do evento. Torneios de futebol masculino e feminino, corrida de cavalo, argolinha, são algumas destas atividades.
Professora Lucinete Picanço é uma das moradoras da comunidade. Formada em Magistério pelo Instituto de Educação do Amapá ( IETA ), ela nasceu e foi criada lá. Só saiu do Igarapé do Lago para estudar. Hoje, graças à flexibilidade do calendário escolar que as universidades particulares oferecem através do ensino modular esta bela e inteligente professora pode morar e trabalhar na sua comunidade natal e progredir com sua carreira nos meses de férias.


Lucinete, moradora do Ig. do Lago cursa Licenciatura em Letras
em uma faculdade de Macapá.
Lucinete fotografa  e fornece informações sobre a festividade.


Esta foto eu dedico à Mariléia Maciel.


Querida Mariléia, olha que registro lindo! Que momento maravilhoso este que eu vivenciei lá no Igarapé do Lago: uma criança ( minha filha, Flávia ) fotografando outra criança. Ambas preservando o que de importante temos em nossas vidas: a nossa tradição, aquilo que somos.







Igarapé do Lago: um luxo só!
Fotos: Flávia Pennafort






Minha filha Paula se diverte com o banho de lama que tomamos ao passarmos por um caminhão que vinha no sentido contrário.

6 comentários:

  1. QUANDO VOCÊ FOR AO IGARAPE DO LAGO, VA ATE A VILA É UM LUGAR EXUBERANTE POR NATUREZA, VISITE A FESTA DO DIVINO EM FEVEREIRO É UMA TRADIÇÃO DE FAMÍLIA QUE JÁ ACONTECE A MAIS DE MEIO SÉCULO, INFELIZMENTE O ATUAL GOVERNO POUCO VALORIZA.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro visitante, com certeza a vila do Igarapé do Lago e seus moradores são exuberantes por natureza. É um local em que nós nos sentimos como parte da natureza de uma maneira saudável e completa.
    Hélida

    ResponderExcluir
  3. eu sou do igarape do lago pessoas como vc q agente espera,todos os anos, essa e aminhas raize do marabaixo muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Hélida,muito obrigado por falar e mostrar nossa terra,nossa comunidade,eu charlles picanço,agradeço à vc por nos dado esse privilegio d conhecer nossa terra nossa tradiçaõ.Em nome da familia picanço nosso agradecimentos,aproveitando para convidala novament para prestigiar nossa festa,mas uma vez.Em janeiro de 2012,desd ja contamos com sua presença

    ResponderExcluir
  5. o igarape do lago e dimas condo for nao esquesa di iviza a festividadi do divino espirito santo que ocore em fevereiro;organizada pela familia Gemaque Barreto.nosso ilustricimo presidenti da festa Juse gemaque barrto qui faz acontece todo ano essa nossa festa juntos com o restantis socio.quero tanbem parabeniza as pessoas qui organizao a festa da comunidadi de sao sebastiao qui a festa e muito boa mas pufavor pedem policia,ento para a festa a utima qui teve ouve briga i nao tinha policiamento.muito obrigado i a te nas festas

    ResponderExcluir
  6. Olá Helida td bom?
    nota 10 seu blog!
    entre em contato conosco http://amapaecocamping.blogspot.com.br/
    o blog ainda está em construção !

    ResponderExcluir