quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Espaço do Hélio - Amapaisagens 1992 - Três Palavras -

O trabalho jornalístico que o Hélio Pennafort vem desenvolvendo é, sem dúvida, um dos fatos mais significantes para a história da Imprensa do Amapá. Conhecedor profundo do interior amapaense, Hélio Pennafort consegue facilmente captar a alma do nosso caboclo, inclusive traduzindo seus problemas e anseios menos aparentes. Não obstante as dificuldades que tem um jornalista de mostrar a informação do jeito que o fato ocorre e é, a preocupação literal de Pennafort está sendo a de registrar esse micro-mundo amazônico que a cada momento vai se fragmentando agonicamente com a penetração da tecnologia urbana, dando margem ao desaparecimento progressivo de muitos valores sócio-culturais que no passado tanta importância tinham para nossos avós ( Fernando Canto, Escritor e Jornalista )

Hélio Pennafort é um escritor de qualidades excepcionais que presta um enorme serviço ao conhecimento do mundo em questão. É um jornalista com um embalo simultâneo de sociólogo, etnólogo, historiador e poeta. É fascinante a leitura do seu livro "Estórias do Amapá", obra de preservação direta, desde o Oiapoque, em Clevelândia do Norte, até as peripécias da instalação do Território, em 1944. São páginas de comover qualquer brasileiro de sensibilidade. ( José Ubiratan Rosário - Professor de Cultura Brasileira da Universidade Federal do Pará, em artigo na "Província do Pará ).

Hélio Pennafort é uma antologia folclórica. Um estudo de antropologia. Um livro para sociólogos e frequentadores reincidentes do Bar do Abreu. ( Alcy Araújo - Jornalista, Poeta e Escritor, em artigo no "Informativo Guarany" )

Nenhum comentário:

Postar um comentário