sexta-feira, 22 de março de 2013

A Imprensa no Amapá.

A IMPRENSA NO AMAPÁ - Continuação da Postagem do dia 1° de junho de 2012, da Exposição feita pelo Conselheiro Hélio Pennafort na Reunião do dia 25 de maio de 1994, no Conselho Estadual de Cultura. *
 
O primeiro veículo de divulgação em áudio que apareceu em Macapá foi um serviço de alto-falante, inaugurado às 17 horas do dia 25 de fevereiro de 1945, na Praça Veiga Cabral. Pertencia ao Serviço de Imprensa e Propaganda do Governo do Território Federal do Amapá. E o primeiro a ocupar seu microfone foi o Chefe desse serviço, Dr. Paulo Eleutério Cavalcanti Filho, logo depois de tocada a Marcha Continental, o prefixo. Ele explicou que aquela aparelhagem destinava-se a divulgar os atos do Governador, notícias da administração, programas musicais e animar festividades cívicas e eventos esportivos.
A ideia funcionou. Com o passar dos dias, as proximidades do serviço de alto-falante virou ponto de concentração dos que queriam se manter bem informados sobre as iniciativas do Governador naqueles tempos pioneiros do Território do Amapá.
Com o crescimento da população do Território e o desenvolvimento das ações governamentais, contudo, o Governo sentiu a necessidade de ampliar o seu esquema de comunicação social e criou a Rádio Difusora de Macapá, no dia 11 de setembro de 1946, passando então a contar com dois órgãos de divulgação de boa penetração, uma vez que já circulava o jornal “Amapá”, com distribuição em praticamente todos os núcleos populacionais do Território.
A Rádio Difusora de Macapá começou com 250 watts de potência num transmissor de ondas médias. Recebeu o prefixo ZYE-2 e o seu slogan era “Uma Voz do Amapá a Serviço do Brasil”.
Dirigida inicialmente  por Paulo Eleutério Filho e com uma equipe de radialistas extraída do próprio quadro de funcionários do Governo do Território, a Rádio Difusora de Macapá chegou a se igualar às melhores emissoras da Amazônia, refletindo muito bem por aqui a Época de Ouro do Rádio, que o Brasil atravessava.
O avanço da radiofonia era acompanhado tanto no campo tecnológico quanto na área de programação. A grade de programação da Rádio Difusora nos primeiros anos consistia em programas musicais pela manhã, “carnet social” no início da tarde (“carnet social” era o programa que destacava os aniversários do dia, com o oferecimento de músicas aos aniversariantes). Depois mais programas musicais, tipo “Peça e Ouça”, até às 18 horas, quando entrava a prece da Ave Maria, seguida de programas de formação religiosa ou que continham lições de vida, que nessa época tinham como carro-chefe o Pausa Para Meditação, produzido e apresentado por Júlio Louzada, um dos maiores radialistas da época.
Às 19 horas entrava a Voz do Brasil, programa obrigatório, criado por Getúlio Vargas para enaltecer o Estado Novo e que até hoje ainda frequenta os rádios brasileiros. Só que a duração da Voz do Brasil nesse tempo era de apenas meia hora. Quando terminava, os locutores anunciavam o Grande Jornal Falado E-2. Tratava-se de um noticiário denso, muito bem elaborado, que informava o que de mais importante acontecia no Amapá, no Brasil e no Mundo. ...
...
Após o Jornal Falado, a Rádio Difusora abria espaço para o rádio-teatro, com a apresentação de novelas de autores nacionais e dramatizações de episódios da História do Amapá e fatos de grande importância registrados nesses anos. Havia também programas especiais, como o Clube do Guri e Desfile de Calouros, apresentados no “palco auditório” da Rádio ou no Cine-Teatro Territorial. Todas as solenidades cívicas eram transmitidas, como também as partidas de futebol e as famosas batalhas de confete, que inicialmente se realizavam na frente do Macapá-Hotel e no Bar do Barrigudo, no Bairro do Trem.
A partir de 1950, a Difusora passou a contar com um transmissor de Ondas Curtas, operando na frequência de 4.915 khz, passando a ser ouvida em todos os quadrantes do Amapá e muito além de  suas fronteiras.
Com o passar do tempo, no entanto, a Rádio Difusora de Macapá teve que substituir aos poucos a sua programação original devido a carência de recursos humanos, que se acentuou com a saída de grande parte da equipe de radialistas que atuou na década de 50, principalmente os radioatores, sonoplastas e produtores de programas. Em 1978, a Rádio Difusora saiu do ar, cedendo lugar a Rádio Nacional. Foi quando o governo brasileiro criou a Radiobrás, subordinando a ela todas as emissoras oficiais. Mas com a transformação do Amapá em Estado, foi a vez da Rádio Nacional ser desativada, voltando ao ar a Rádio Difusora, em 1989.
Continua...
 
* O texto foi resumido.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário