segunda-feira, 20 de junho de 2011

Região do Maracá

Fotos: Flávia Pennafort.
Rio Maracá

O rio Maracá é um afluente do rio Amazonas que corre por dentro da Reserva Extrativista do rio Cajari, localizado na região sudeste do Estado do Amapá, no município de Mazagão. A região que o circunda ficou conhecida como a “região do Maracá”: que com sua exuberante biodiversidade, trilhas, igarapés, cachoeiras e cavernas, vem atraindo cada vez mais a atenção de pesquisadores e turistas ecológicos.

Aspectos da fauna da região.




Igarapé do Cachoeirinho
A região do Maracá ficou nacionalmente conhecida pelos importantes achados arqueológicos em cavernas. Foram encontradas urnas funerárias antropomórficas de civilizações antigas que habitaram a região.



URNA FUNERÁRIA ANTROPOMORFA


Procedência: Maracá – Mazagão - Altura: 65,0 cm - Espessura da Borda: 0,8 cm - Diâmetro : 22,0 cm - Diâmetro de Bojo (extremo) : 43,0 x 34,5 cm - Diâmetro de Base : 43,0 x 34,5 cm - Peso : 13 kg - Fase : Maracá séc. XIII a XVI ( Acervo arqueológico Museu Joaquim Caetano ).

Os moradores da região vivem basicamente do extrativismo sazonal da castanha-do-pará ( castanha- do-brasil ) e da cultura da mandioca cujas produções são comercializadas nas feiras do agricultor, em Macapá.

 Agricultor na sua plantação conjugada de arroz e maniva.

A Região do Maracá exibe a exuberância e majestade do grande bioma brasileiro que é a floresta amazônica. Mas os moradores da pequena e tranquila vila não deixam todo o encanto por conta da natureza. Eles mesmos dão uma mãozinha e cultivam hortas e jardins em suas propriedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário