quarta-feira, 11 de maio de 2011

RPPN - Revecom

RPPN - Revecom é umas das cinco Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Amapá, criada oficialmente em 1998 pela  Portaria 54-N-DOU 81 – 30/04/1998 – seção/pg. 1/114, abrange 17,18 hectares de ecossistemas de várzea, cerrado e mata de terra firme, totalmente localizada no município de Santana.

Fotos: Flávia e Paula (Poof) Pennafort.
Paulo Amorim, proprietário da reserva, basea sua administração em três pilares: Ecopedagogia, Teologia e Carta da Terra.

Ecopedagogia

No livro Ecopedagogia e cidadania planetária (GUTIÉRREZ & PRADO, 1998). os autores nos falam de uma cidadania planetária que vai além da cidadania ambiental. Para eles a ecopedagogia seria aquela que promove a aprendizagem do “sentido das coisas a partir da vida cotidiana”. O conceito de “vida cotidiana” é essencial no contexto da concepção ecopedagógica desses autores. Mais tarde eles rebatizariam essa pedagogia com o nome de “biopedagogia”, uma pedagogia da vida (PRADO, 2006), utilizando o mesmo referencial teórico e oferecendo mais profundidade espiritual ao tema. Cruz Prado e Francisco Gutiérrez foram os primeiros grandes desbravadores do campo e das potencialidades da ecopedagogia.


O movimento pela ecopedagogia se ampliou e ganhou novos desdobramentos. A ecopedagogia não pode mais ser considerada como uma pedagogia entre tantas pedagogias que podemos e devemos construir. Ela só tem sentido como projeto alternativo global onde a preocupação não está apenas na preservação da natureza (Ecologia Natural) ou no impacto das sociedades humanas sobre os ambientes naturais (Ecologia Social), mas num novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico (Ecologia Integral) que implica uma mudança nas estruturas econômicas, sociais e culturais. Ela está ligada, portando, a um projeto utópico: mudar as relações humanas, sociais e ambientais que temos hoje. ( Trecho do aritgo de Moacir Gadotti, disponível na íntegra em: www.paulofreire.org )

 Além de uma preciosa área de conservação de espécies vegetais como a castanholeira, samambaiaçu, piperárcea, quinarana, muito conhecida no tratamento de malária; cipó-escadinha-de-jabuti, utilizado no tratamento da amebíase; pau-mulato, açacurana, virola, cipó-rei, seringueira, açaizeiros, taperebazeiros, entre tantas outras, a reserva é também um zoológico que abriga animais vítimas da caça ilegal ou da falta de consciência de crianças e adolescentes que apedrejam pássaros de pequeno porte com baladeiras causando-lhes danos permanentes nas asas, comprometendo para sempre a sobrevivência dessas aves.
A Teologia é o estudo das manifestações sociais em relação às divindades.


A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.


A Carta da Terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico eqüitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis. Consequentemente oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável. ( fonte: http://www.cartadaterrabrasil.org )

Aproximadamente quinhentos animais vivem nos limites da Revecom, a maior parte deles foram levados pelo Batalhão Ambiental. É uma tristeza ver esses animais em cativeiro com total dependência dos seres humanos. O lugar deles é na natureza.

Você já viu coisa mais fofa? É conhecido como abacaxi-de-índio.
 
Paulo amorim, proprietário e responsável pela REVECOM é movido por grande sensibilidade e conhecimento sobre questões ambientais. Preocupado com a herança ecológica que será deixada às próximas gerações lamenta profundamente a falta de sensibilização ambiental por parte do governo e da sociedade como um todo. Os incentivos financeiros por parte do poder público são praticamente inexistentes fazendo com que a conservação da área e a alimentação dos animais fiquem a cargo exclusivo do proprietário o que é muito oneroso. Só um exemplo, a onça consome dois quilos de carne por dia. Além disso, como a reserva está localizada em área urbana não está isenta do IPTU.


Que painel horrível! Todos esses objetos: baladeiras, arpões e até mesmo armadilhas para pequenos mamíferos foram apreendidos dentro dos limites da reserva. É inacreditável que o ser humano seja capaz de mutilar uma ave ou caçar um pequeno mamífero. Não há razão admissível para tais atos.
O felino mais temido da floresta amazônica: a onça pintada. "Miau" é um exemplo clássico da inconsciente cultura de caça do Amapá: mata-se a mãe para vender os filhotes. Miau agora está destinada a viver toda a sua vida presa a uns poucos metros quadrados. Como perdeu sua mãe ainda bebê, ela não teve com quem aprender a sobreviver sozinha na floresta.
A REVECOM foi indicada pela revista Quatro Rodas como atração turística de Macapá, junto com o Parque do Forte e o Marco Zero do Equador.

Todas as informações sobre a RPPN REVECOM podem ser acessadas em: http://www.revecombr.com.br/

Um comentário:

  1. Hélida... amei esse post sobre a revecom... conheço o lugar... é lindo... mas triste, pela história de lutas e falta de respeito com o lugar e os animais... vi aqui no seu blog sobre outros lugares... gostaria de mais informações... katrinne_lopes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir