domingo, 24 de abril de 2011

RPPN - Aldeia Ekinox

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Aldeia Ekinox é uma das cinco RPPNs do Estado do Amapá. ( Ver Postagem  RPPN - Seringal Triunfo, de 28.02.2011 )
Oficialmente reconhecida pela Portaria 91- DOU 224-E-22/11/200 - seção/pg1/56, possui 10,87 hectares e está localizada no município de Macapá.
A maior parte da reserva acolhe um sistema de mata de várzea, mas isso não sensibiliza moradores do entorno que frequentemente invadem a área em busca de caça, tampouco sensibiliza o poder público em relação a cobrança do IPTU, uma vez que a reserva está situada em área urbana.
Estes são os problemas em comum dos responsáveis legais pelas Reservas Aldeia Ekinox e Revecom.

 Fotos: Flávia Pennafort.
Pau mulato
Um magnífico exemplar de pau-mulato dá boas vindas a quem chega a RPPN Aldeia Ekinox.
O pau-mulato (Calycophyllum spruceanum (Benth.) K. Schum.)  da família Rubiaceae destaca-se dentro da reserva por sua cor bronzeada. É uma árvore de tronco retilíneo e casca lisa. Quando adulta 40 metros de altura e 4-5 metros de diâmetro de copa colunar. É uma planta de difícil reprodução, daí a importância da conservação das espécies.

As outras Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Estado são: RPPN Seringal Triunfo, já postado; Retiro Paraíso, em Macapá; Retiro Boa Esperança, em Porto Grande e Lote Urbano - Revecom, no município de Santana.

Seringueira
Seringueira -  ( Hevea brasiliensis ) da família Euphorbiaceae, de cujo látex se fabrica a borracha. Árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas.
Látex escorrendo da seringueira.

2 comentários:

  1. muito bonito o se seu trabalho...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho, precisamos de mais trabalhos como esse, para que a população que busca informacoes sobre as nossas reservas, consiga através da Internet um pouco das nossas riquezas.

    ResponderExcluir