terça-feira, 30 de novembro de 2010

Trilhas Ecológicas em Serra do Navio

Desfrutar de perto de toda a exuberância da densa floresta amazônica é a perfeita programação para os amantes de uma boa caminhada. E, definitivamente, Serra do Navio é o lugar perfeito para tal atividade esportiva. Uma das razões é seu clima. Por estar situada em uma serra a temperatura é sempre amena, sendo que já chegou a ser registrado 15º em invernos passados.

Fotos: Flávia Pennafort.
Chegando em Serra do Navio.

O Município de Serra do Navio foi criado pela Lei no 0007, em 01 de maio de 1992, está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 190 km da Capital Macapá. Com um distrito: Serra do Navio. Limita-se com os municípios: Calçoene, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Paracuúba. Dados provenientes do Censo Demográfico 2010, com data de referência em 1º de agosto de 2010, e representando a população recenseada até 31 de outubro de 2010, dão conta que Serra do Navio tem 4.207 habitantes (fonte:IBGE)

Uma outra razão é a educativa. A vegetação de terra firme, várzea e igapó podem ser conhecidas de modo ímpar, ou melhor, tudo o que se aprende nos livros está a disposição dos sentidos.
 
 Caminhar pelas trilhas é uma atividade saudável e educativa.

 Florestas densas são representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea,
e as florestas de igapó.






 A floresta de várzea é caracterizada pela descarga fluvial, ou seja, entrada e saída das águas dos rios conforme as marés. Calcula-se que nestas florestas haja 100 espécies de vegetais por hectare.

Por fim, a existência de vários igarapés que refrescam a exótica jornada.

Igarapé do Cancão

4 comentários:

  1. Olá... estou esta semana na empresa Beadell em Serra do Navio. Amo fazer trilhas.
    Sou goiano e morei em vários estados do Brasil e quero muito fazer uma trilha aqui na amazonia.

    POde me ajudar a realizar este sonho ? mas irei embora na sexta, preciso fazer esta semana.
    msn: williangyn@hotmail.com
    gmail: willian.rodrigues@gmail.com

    Sou proprietário do site:
    www.bikegiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Willian. legal seu sonho de fazer uma trilha aqui na amazônia. e vc está numa cidade perfeita para isso. como vc tem pouco tempo eu sugiro que vc faça a trilha que chega ao igarapé do cancão, pois ela é bem pequena e o igarapé é muito bonito. mas vc precisa de alguém que more aí na serra para lhe indicar o caminho da entrada do parque do cancão. chegando no parque vc verá uma casa onde tomará as informações para chegar ao igarapé. Não faça a trilha sozinho, convide alguém da cidade para acompanhá-lo.
    Abraços e bom divertimento.
    Hélida

    ResponderExcluir
  3. Oi Hélida,sou Lene Brito, nascida e criada em Serra, não so eu, mas meus irmãos e meus filhos, hoje sou professora e moro em Macapá.Desde que vim embora de Serra em 2001, não tive mais coragem de voltar lá, kuando meus filhos vão passar as ferias na ksa dos avós, voltam cheios das novidades das mudanças da Serra, fico triste, não consigo me desligar da Serra da época da Icomi, para mim época boa era akela...Sinto muitas saudades. Mas fico feliz kuando alguem fala e valoriza minha terra, assim como vc,parabens mesmo pelo blog, está lindo e as fotos maravilhosas!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lene. Muito obrigada pela visita. Eu simplesmente adoro a Serra e fico entristecida ao ver que uma vila tão bonita não esteja recebendo toda a atenção que merece. Estou preparando uma "super postagem" rs rs sobre a Serra. Talvez em setembro ela esteja aki.

    beijão

    hélida

    ResponderExcluir