quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Japiim - Ninhos de japiins encantam observadores no rio Pedreira.


Fotos: Flávia Pennafort.
O japiim é um pássaro muito conhecido nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Um fato curioso a respeito do japiim é que ele imita, ou melhor, “arremeda” o canto de outras aves como araras, periquitos, tucanos... e ainda de certos mamíferos como a ariranha. Quando nas cores preta e amarela recebe o nome científico de Cacicus cela e nas cores preta e vermelha, Cacicus haemorrhous. Ele também é popularmente conhecido como Xexéu, Japiim-xexéu, Japim, Japuíra e João-conguinho. Seus ninhos têm forma de bolsa e são feitos de capim, gravetos e folhas de palmeiras.
  Do alto das árvores, escutamos um som familiar.  Buscamos então encontrar um periquito, arara, ... um pássaro de cores claras, mas o que vislumbramos é uma ave com plumagem preta e amarela, de bico amarelo claro e os olhos contornados de um azul meio que reluzente: é o japiim, um pássaro muito conhecido nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.


 Diz a lenda que o Japiim tinha o hábito de arremedar o canto dos outros pássaros e tanto fez que as outras aves, cansadas deste comportamento debochador, pediram a Tupã que o castigasse. E assim aconteceu, Tupã condenou o japiim a esquecer seu próprio cantar. O único pássaro que o Japiim não imita é o Tanguru-Pará. Segundo a crença indígena, o avó do Japiim arremedou o dito pássaro e este não gostou da brincadeira desferindo uma bicada mortal no coração do pássaro gozador. Uma outra explicação é que o Tangurú-Pará emite seu som quando algum perigo ronda os animais na mata, por isso não deve ser imitado.
 É... A natureza é sábia e as lendas também.




Ninhos de Japiins podem ser observados nas margens do rio Pedreira.

Butirizeiros em flor.
Criança ribeirinha em sua embarcação.



2 comentários:

  1. Sabe do que o japiim alimenta seus filhotes?
    Tenho no fundo do quintal uma mangueira com cerca de 50 ninhos.
    um deles caiu com o filhote dentro. tentei por o ninho de volta, mas as aves não querem
    alimenta-lo. Acho que foi rejeitado. Dia
    e para ele comer banana amassada e mamão.
    Sabe dizer se isso vai fazer mal ao filhote?

    ResponderExcluir
  2. Amigo, ninho de Japiim não cai. O que acontece é o seguinte: se um filhote nascer sem seu par (masculino ou feminino), os pais cortam o suporte do ninho para ele morrer. Isto porque, se sobreviver, não terá como se acasalar. Por isto, mesmo que você colocasse o ninho de volta os pais não tratariam do filhote. Se ele sobreviver sozinho, vai acabar morrendo de tédio!

    ResponderExcluir