quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fitoterapia - Parte I

MARUANUM

A palavra fitoterapia é de origem grega.Tratamento (therapeia) Vegetal (Phyton). Ou seja, a terapia através das plantas. Tal prática não é nova e nem uma exclusividade da região amazônica. Sabe-se que Hipócrates, já na Antiguidade, só aconselhava medicamentos vegetais. Disse ele: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento".
A fitoterapia é muito utilizada na Amazônia e nas últimas décadas tem recebido muita atenção da comunidade científica por ser uma terapêutica eficaz, racional e econômica. Mas estudos chamam a atenção para a questão da automedicação que apresenta um grande perigo pois as pessoas desconhecem, na maioria das vezes, a quantidade dos princípios ativos contidos nas partes das plantas utilizadas para tratamento.  Estes princípios variam de acordo com a idade do vegetal, a época da colheita, tipo de solo, condições de armazenamento, etc. Sem falar que algumas vezes plantas que podem representar perigo são cultivadas em  propriedades familiares sem que os moradores tenham a devida ciência da espécie em questão. Um exemplo disso também pode ser observado na comunidade do Maruanum, onde uma "prima" menos conhecida da maniva está na frente de uma casa sem que os moradores saibam que a devida espécie produz frutos venenosos.

 Fotos: Flávia Pennafort.
CUIEIRA (Crescentia cujete Lin.).


Família das Bigno-miáceas. Esta planta, que contém propriedades terapêuticas, também é venenosa, pois, contém ácido cianídrico ( Uma intoxicação com este ácido provoca um envenenamento imediato e, geralmente mortal. O veneno combina-se com a hemoglobina, bloqueando o transporte de oxigénio e consequentemente a respiração interna )Fonte: http://www.infopedia.pt/ . Todavia, o cozimento e o extrato da casca são muito eficazes para a cura da enterite membranosa ( Inflamação do intestino delgado causada por uma infecção viral ou bacteriana) e da hidropisia (a acumulação anormal de fluido nas cavidades naturais do corpo ou no tecido celular ) ; o suco já foi muito empregado na Medicina caseira como antispasmódico e antitetânico e é nocivo aos suínos; a polpa do fruto ainda verde, embora amarga e até mesmo corrosiva, é eficiente contra a hidrocele (é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo ), sendo ainda que, reduzida à calda açucarada, torna-se um remédio febrífugo, purgativo e expectorante, utilizado para combater a clorose e  doenças respiratórias. 
Também na comunidade do Maruanum ( Carmo do Maruanum ), em frente a uma propriedade, encontramos esta "prima" da maniva, cujos frutos são altamente tóxicos. Os moradores desconhecem as propriedades da planta.


A Cuieira também é conhecida como árvore-de-cuia, cabaceira, coité, cui-té, e cuiteseira. É uma árvore baixa, mas bastante frondosa, de caule tortuoso e seus frutos são grandes e de casca dura. Deles são feitos vasilhas, instrumentos musicais, entre outros.

Além do valor medicinal, a cuieira também tem seu valor ornamental: frondosa e com frutos grandes e de aparência exótica valoriza qualquer propriedade.


Casa no Maruanum, cercada de flores e cuieiras.

MARUANUM
Para conquistar seu espaço basta simplesmente fazer parte da natureza, sem noções de dominante ou dominado.
O desmatamento pode ser totalmente desnecessário para construir uma moradia.
A região compreendida entre os igarapés Casinha e Banha começou a ser colonizada às margens do rio Maruanum há aproximadamente 200 anos por negros descendentes de escravos. Dedicaram-se a agricultura e pecuária e até hoje subsistem das roças de mandioca e macaxeira, além das plantações de maracujá.

A Comunidade do Maruanum ficou nacionalmente conhecida pelo trabalho artesanal das louceiras  - Ver Postagem Cerâmica - Maruanum ( 22. 01. 2010 ).
O trabalho dessas senhoras é uma herança cultural tão antiga quanto a colonização da região que compreende as comunidades: Fátima do Maruanum, São Pedro do Maruanum, Carmo do Maruanum, São José do Maruanum, Torrão do Maruanum, Santa Luzia do Maruanum, Conceição da Maruanum, São Raimundo do Maruanum, Bacaba do Maruanum, São João do Maruanum, Pirativa do Maruanum, Santa Maria do Maruanum.

Carmo do Maruanum tem ruas pavimentadas e uma área de lazer.
A escola da vila homenageia o morador mais idoso da comunidade, Vô Lixandre, com 105 anos.
Uma casa ecologicamente correta: toda revestida de latinhas e garrafas peti.
Senhor Matias Pereira Gomes, 72 anos, maruanense. ao lado da esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário