segunda-feira, 22 de março de 2010

O Povo Daqui - PARTE V - cont. Trabalho e Costumes

A Comunidade de São Raimundo da Foz do Rio Pirativa, situada a aproximadamente 1h 30m de barco a partir do Porto de Santana tem nas roças de mandioca a base de sua subsistência.
Francisco Siqueira do Nascimento, 67 anos, agricultor.

A pequena comunidade, com menos de dez famílias, divide uma passarela às margens do rio Pirativa e cultiva a mandioca para a fabricação de farinha que vende nas feiras do produtor em Macapá.

Com o dinheiro arrecadado com a venda do produto eles compram outros itens básicos de alimentação como feijão, arroz, carne ...

A vila é abastecida com água vinda diretamente do rio, mas as casas têm caixa d´água e os moradores sabem como tratá-la para o consumo saudável. A energia elétrica vem a partir da Companhia Estadual e graças a um programa do governo, é gratuita.

Máquina de ralar mandioca

Seu Francisco mostra o tipiti. Espécie de espremedor de palha, feito a partir do talo do caule do buritizeiro novo, utilizado para escorrer e secar a mandioca depois de ralada.

Dona Maria Luiza Siqueira, 102 anos ( é isso mesmo, 102!! ), moradora mais idosa na vila.

O trecho do rio Pirativa onde esta família mora é pouco piscosa, mas a captura de camarões pelos matapis fornece boa parte da proteína no cardápío ribeirinho.

Subindo o rio Pirativa poucas casas são avistadas. Mas o meio de sobrevivência das famílias não é diferente.

Vera Lúcia, 38 anos, mostra as hortas de cariru e pimenta-de-cheiro.
Arruda e milagre-de-nossa senhora.
Arruda misturada com cachaça é utilizada para aliviar dores de cabeça. O chá da semente do milagre-de-nossa senhora é usado para combater infeccção urinária.

Dona Vera e o marido, são caseiros de uma propriedade às margens do rio Pirativa.
Dona Jovelina Pereira da Silva, 49 anos. Mostra sua horta de pimenta. Ela, o marido e mais 4 filhos vivem em uma casa de apenas um compartimento. Vivem da venda de açai no porto de Santana.

Na propriedade eles cultivam banana, cana, maracujá e gergelim para alimentação da família.
Entre as plantas medicinais: arruda ( dor de cabeça ) e o mucuracá, de onde de faz o banho para combater a panemeira ( azar ).
Uma das filhas de Dona Jovelina, na cozinha da casa, extrai a semente do gergelim*1 utilizada para fazer paçoca ( a semente é torrada, pilada com farinha e açúcar )

*1 gergelim: As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio (90mg de cálcio por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10mg para sementes descascadas), e contém Vitamina B1 e Vitamina E. Elas contém um poderoso antioxidante (chamados "lignans" em inglês), que também é anticancerígeno. Elas também contém fitoesteróis, que bloqueam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são melhores absorvidos se triturados antes do consumo.

As sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor: lípidos (ou gorduras), mais ou menos 52%, praticamente todos eles constituídos por ácidos graxos insaturados, o que lhes confere uma grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue. Entre as gorduras, encontra-se a lecitina, que desempenha um papel importante no nosso organismo. E componente essencial do tecido nervoso, também se encontra no sangue, no sêmen e na bílis e intervém na função das glândulas sexuais.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gergelim


Habitação ribeirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário