quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Curiaú - Texto de Fernando Canto

A doze quilômetros de Macapá, situa-se ao norte a localidade de Curiaú, um povoado habitado por negros nemanescentes de escravos, que ali, originalmente formaram um quilombo para refugiarem-se dos maus tratos a que eram forçados na época da construção da bicentenária Fortaleza de São José de Macapá, na segunda metade do século XVIII.


Devido a distância que separa os dois pequenos núcleos populacionais da comunidade, esta possui duas denominações: Curiáu de Dentro e Curiaú de Fora. Ambos vivem de uma cultura de subsistência, através do extrativismo vegetal e animal bem como da produção de diversos cultivos agrícolas e da pecuária. A farinha de mandioca ali produzida é considerada a mais gostosa das redondezas.
O Curiaú de Dentro, distante cerca de um quilômetro do Curiaú de Fora, se caracteriza pela exuberância de um grande lago natural. A bonita paisagem com nuances de verde contrasta com búfalos e com a plumagem das variadas espécies de aves que dele fazem seu habitat. Na época das chuvas o lago fica cheio como um grande lençol verde. No verão ele seca, ficando somente um igarapé de água corrente onde banhistas para lá se dirigem aos fins de semana e feriados. Já no Curiaú de Fora, a beleza é marcada pela vegetação típica do cerrado, tendo ao seu redor várias “ilhas” de mato em forma circular.

Apesar da aparência das construções, a Vila do Curiaú não é, como se pensa, uma sociedade primitiva, mas sim um lugar politicamente organizado, onde seus habitantes são profundamente devotos de várias imagens católicas e tradicionalmente as festejam com fé e veneração.

Igreja de Santo Antônio - Vila do Curiaú


3 comentários:

  1. Hélida, obrigado pela postagem do texto. Há de se dizer que também faz muito tempo que foi escrito. Bote tempo nisso. Mas o Curiaú é um dos lugares mais bonitos do Estado mesmo. Só aquele tapete verdejante, natural, traz paz e deleita os olhos e o espírito.
    Muito lindo teu blog. Isso é que é valorizar as nossas coisas. Um beijão. Fernando Canto

    ResponderExcluir
  2. Querido Fernando, é sempre um prazer ler algo seu. Mesmo que seja de décadas atrás.
    Beijão

    Hélida

    ResponderExcluir
  3. Rio, 13/02/2010.

    Cara Hélida,

    pesquisando, matando minhas saudades pelo Estado do Amapá que tanto amo, cheguei ao teu blog. Estive por diversas no teu Estado, de 72 à 92. Além das imagens, que para mim reperesentam das mais bonitas que já fiz, carrego muitas saudades da tua terra, da hospitalidade e do carinho do teu povo.

    Veja meu tarbalho ( ainda em construção ) em http://www.asfotos.com.br/fkEnsaAmapa.html

    Com todo o carinho,

    Freddy Koester
    afkoester@gmail.com

    ResponderExcluir