segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Rio Araguari




Mesmo com o nível da água muito baixo nesta ápoca do ano, o rio Araguari ainda é uma excelente opção para lazer. Há aproximadamente duas horas de carro de Macapá pela BR 156, podemos escolher que trecho do rio desfrutar de um banho.
A rodovia está em bom estado de conservação e seja em Porto Grande ou Ferreira Grande, não precisamos nos preocupar com o bem estar da família porque ambas oferecem pousadas/hotéis e restaurantes.
O rio Araguari é simplesmente lindo! O sol quente e o baixo nível das águas fazem com que a temperatura do rio fique morna e o banho se transforma numa verdadeira terapia.


Fotos: Flávia Pennafort



TARUMÃ
( Osmar Júnior )
Minha historia é que nem essa história
Do moço que se encantou, se encantou...
Nas águas do rio Calçoene
Virou pau, madeira de amor
E eu fui parar noutro rio
Atrás do meu grande amor
Nas águas do Araguari
Meu coração se encantou
É um rio encantado
O Araguari, o Araguari, o Araguari
É um rio do passado
O Araguari, o Araguari, o Araguari
Vou contar pra vocês essa história
Do moço que se encantou, se encantou
Vou contar pra vocês essa glória
De ser pau, madeira de amor
Tarumã, Tarumã
A gente subia o rio
Tarumã, Tarumã
Se a gente morreu foi de amor
Tarumã, Tarumã
A gente descia o rio
Tarumã, Tarumã
O rio que nos separou.
MAIRI - 2005




É uma lástima que boa parte da população amapaense não assuma um comportamento ecológico ao visitar os rios do Estado. O que vemos é um bando de verdadeiro vândalos que levam isopores lotados de latinhas de cerveja que após consumidas são largadas nos rios ou nas suas margens. Como também as famílias que fazem churrasco e deixam todo o lixo nos locais. O curioso é que essas pessoas parecem não se importar em tomar banho ou ficar próximo ao lixo. Será que é esse o costume que têm em suas próprias casas? Vale lembrar que as famílias que levam suas crianças a esses lugares estão demonstrando às mesmas como cuidar do meio ambiente.

Cuidar da limpeza desses locais não custa nada: uns dois ou três sacos plásticos para guardar as sobras de comida, latas e garrafas vazias resolveriam o problema da higiene.


- Quando estiver dirigindo não jogue e nem permita que os passageiros do seu carro joguem objetos pela janela: copos descartáveis, latinhas de bebida ( é, tem gente que faz isso ), papel, …. Esse lixo pode atingir outro carro e até mesmo ferir uma pessoa. Tenha sempre um saco plástico.


- Se você for a um lugar com a intenção de fazer seu próprio churrasco, utilize o espaço deixado pela comida/bebida consumida para trazer de volta o lixo feito por você: restos de comida, latinhas amassadas, embalagens em geral, etc.


Essas dicas são fáceis, não custam nada e a natureza e os amantes dela SINCERAMENTE AGRADECEM!!

2 comentários:

  1. bom dia querida.... sou paraense.
    cheguei a pouco tempo em macapá.. sou amante da pesca esportiva (pesque solte)...
    Notei através deste blog que tens um vasto conhecimento sobre as regiões e municipios do amapá....

    Por gentileza... não sabes de alguma região deste lindo estado, onde eu possa praticar a pesca esportiva?

    atenciosamente,

    Flávio R. Gomes da Paz

    rockchilde@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Querido Flávio, desculpe-me pela demora em responder sua pergunta, mas minha conexão não estava boa nesta última semana.
    quanto a pesca esportiva eu entrei em contato com meu tio, Ney, que pratica pesca submarina e conhece muitos rios do estado e ele me informou que para a pesca esportiva o rio Água Doce, no município de Calçoene, próximo a praia do Goiabal é o ideal.
    Se vc precisar de maiores informações pode me enviar um e mail. helidapennafort@yahoo.com.br
    Obrigada por visitar meu blog
    Um abraço
    Hélida

    ResponderExcluir